Habilidades para a Vida

Home / Nossos projetos / Habilidades para a Vida

O projeto oportuniza  as crianças e jovens de 7 – 14 anos de idade ao protagonismo e valorização de sua identidade através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. As ações buscam nos espaços e nos grupos comunitários contribuírem de forma coletiva para construção de ambientes saudáveis e participativos com vínculos entre crianças, adolescentes e familiares. As metodologias utilizadas nos grupos são:

AFLATOUN/AFLATEEN

Através de encontros com grupos de crianças do ciclo de vida 2 (7-14 anos) os educadores sociais utilizam de forma coletiva estudos e mecanismos de EDUCAÇÃO FINANCEIRA através de ações lúdicas e materiais locais que possibilitam a valorização dos bens locais e geração de renda e/ou economia na própria comunidade local.      

Biblioteca Itinerante

Através da biblioteca itinerante oportunizamos às crianças o acesso à leitura de livros infantis. As crianças podem foliarem dezenas de livros e encontrarem ou não uma leitura de seu interesse. 

Olhares em Foco

A fotografia é uma ferramenta que potencializa os jovens a visualizarem alguns problemas ou soluções que passam despercebidos ao “olho nu”. Através dos estudos das fotografias os jovens podem levantar problemas, criar soluções e valorizar possíveis imagens pouco valorizadas pela comunidade local. Os grupos discutem, debatem e fazem reflexões sobre as problemáticas comunitárias, criando nos jovens uma cultura participativa e autônoma em prol do bem estar coletivo. As imagens se tornam um importante instrumento para o debate sobre direitos, cidadania, valorização dos bens locais e identidade, além de proporcionar oportunidades de manter relacionamentos, compartilhar conhecimentos, promover a participação na esfera pública e reflexões das identidades pessoais e coletivas.

CLAVES

Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis. Através de jogos lúdicos com lâminas e muitos desenhos coloridos, brincadeiras. Os educadores sociais por  meio eficazes de preparar e ensinar as criança e os adolescentes terem reações ativas para prevenirem de possíveis abusos. A metodologia trabalha o autoconhecimento e o fortalecimento das estruturas pessoais, de um jeito bem descontraído e lúdico, o que favorece a participação e a expressão dos sentimentos. Todos os materiais levam em conta os ciclos de vida de cada criança. Com respeito e compreensão de cada expressão falada ou gestual dos participantes são feitas as orientações de prevenção e abordada às questões de maneira simples, sem rodeios e sem expor a criança ou o adolescente a situações de constrangimento.

Bons tratos em Família; Através de atividades dinâmicas e lúdicas às famílias buscam de forma coletiva soluções que possibilitam criarem e fortalecerem os vínculos familiares de forma segura e com respeito a singularidade de cada pessoa.  

ODS 1 - Erradicação da Pobreza

ODS 4 - Educação de Qualidade

ODS 10 - Redução das Desigualdades

Sua contribuição faz a diferença!

Aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Endereço

Chapada do Norte – MG - Rua Intendente Afonso Pimenta – 18 - Bairro.: Céu Azul – Cep.: 39648-000

E-mail

Você precisa de ajuda rápida ou tem dúvidas?

Fale Conosco

Telefone

(33) 3739-1104

Siga-nos

© 2020 Associação Chapadense de Assistência às Necessidades do Trabalhador e da Infância - ACHANTI